31 2552-4580       rodrigosilva@uol.com.br

CIRURGIA ROBÓTICA

Lançada em 2000 nos Estados Unidos, a cirurgia robótica é uma evolução da laparoscopia (método minimamente invasivo que utiliza o auxílio de microcâmeras). A inovação incorporou à técnica o uso de braços robóticos e o console , de onde o médico cirurgião realiza o procedimento.
O cirurgião movimenta os braços robóticos por meio de joysticks.

Um outro profissional fica posicionado próximo à mesa de cirurgia, ao lado do paciente, para a realização de eventuais ajustes nos braços da máquina, onde são acoplados pinças, câmeras e lasers.

Aplicações e benefícios

A cirurgia robótica proporciona ao paciente um pós-operatório com menos dores, inchaços e sangramentos,  e retorno mais rápido às suas atividades, graças às incisões mínimas realizadas no procedimento. Maior controle dos movimentos e visão tridimensional ampliada 15 vezes, o cirurgião consegue mais precisão, o que garante menos riscos de sequelas e maior preservação de estruturas da região operada.

Principais aplicações da cirurgia robótica: urologia, ginecologia, gastroenterologia, cirurgias de cabeça e pescoço (retirada de tumores de boca e garganta; procedimento cirúrgico para tratamento da apneia do sono.), cirurgias pediátricas, entre outras.

Veja algumas de minhas especialidades

Fechar Menu