A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição crônica que provoca dor abdominal, distensão e alterações nos hábitos intestinais. Os sintomas podem incluir cólicas, gases, diarréia ou constipação.
Essa é uma condição relativamente comum, afetando cerca de 10% da população mundial, ou seja, uma em cada dez pessoas.
Embora os sintomas sejam comuns na maioria dos pacientes, os pesquisadores ainda não descobriram a causa exata da SII, podendo estar relacionada a uma herança genética, disfunção na motilidade intestinal, sensibilidade aumentada, estresse, alterações na microbiota intestinal, infecções prévias e fatores hormonais.
Estudos recentes
Um estudo recente publicado na revista Gut, revelou que adotar um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente o risco de desenvolver síndrome do intestino irritável.
Manter-se fisicamente ativo, dormir bem, controlar a dieta, diminuir o consumo de álcool e não fumam pode diminuir em até 42% os riscos da doença.
Os pesquisadores de uma universidade de Hong Kong analisaram o estilo de vida e a ocorrência de SII e descobriram que quanto mais práticas saudáveis os participantes adotavam, menor era o risco de desenvolver a condição.
Entre os que mantinham apenas um comportamento saudável, os riscos de desenvolver a síndrome caíram em 21% em relação aqueles que não mantinham nenhuma prática saudável.
Já entre aqueles que adotaram dois bons hábitos, o risco caiu 36% e aqueles que adotaram de três a cinco práticas, a redução do risco de SII caiu em até 42%.
Dados
De acordo com os autores, essa é a primeira pesquisa em grande escala que foca na prevenção da síndrome do intestino irritável, já que a maioria delas teve como foco principal o tratamento dessa condição.
O estudo recente procurou abordar essa lacuna, analisando como diferentes fatores de estilo de vida podem influenciar o desenvolvimento da condição.
Ao todo, participaram do estudo mais de 64 mil participantes, com idades entre 37 e 73 anos, que não tinham um diagnóstico anterior de SII.
Após um período de quase 13 anos, foram registrados 961 casos (1,5%) de SII. Aqueles que não seguiram nenhum dos comportamentos saudáveis apresentaram maior risco de desenvolver a doença.
Os pesquisadores consideraram hábitos saudáveis:
- atividade física regular,
- dieta equilibrada,
- consumo de álcool moderadamente,
- dormir de sete a nove horas por noite e,
- não fumar.
O estudo não levou em consideração, fatores como o estresse, que muitos cientistas acreditam estar diretamente ligado à SII.
Apesar das limitações do estudo, as descobertas são de grande valor para a medicina, pois demonstra o quanto práticas saudáveis são importantes na prevenção da SII.
Em resumo, os resultados enfatizam que a saúde intestinal deve ser protegida através de escolhas de estilo de vida saudáveis.
Alimentação balanceada e estratégias para reduzir o estresse, como a meditação, podem contribuir para uma melhor saúde digestiva e ajudar a prevenir a síndrome do intestino irritável, além de contribuir para a saúde de forma integral.