Olá! Seja muito bem-vindo ao meu blog! É muito bom manter mais este canal de comunicação e informação com meus pacientes e com todos aqueles interessados em manter uma vida mais saudável.
Para começar, que tal falarmos sobre como a tecnologia tem possibilitado a realização de procedimentos cada vez mais avançados?
Na coloproctologia, as inovações trouxeram procedimentos minimamente invasivos, como a cirurgia laparoscópica / videolaparoscópica. Um importante avanço na nossa área que possibilitou o tratamento de quase todas as doenças intestinais, incluindo o câncer.
A maior vantagem é que ela elimina a necessidade de grandes incisões, o que resulta em menos dor e na recuperação mais rápida do paciente.
Como funciona
Em vez de usar uma grande incisão abdominal, a cirurgia laparoscópica envolve o uso de várias pequenas incisões para permitir o acesso ao abdômen, onde a cirurgia é realizada usando uma câmera de fibra óptica e instrumentos cirúrgicos laparoscópicos especialmente projetados.
O laparoscópio transmite imagens da cavidade abdominal para monitores de vídeo de alta resolução na sala de cirurgia, e os instrumentos cirúrgicos funcionam como uma extensão das mãos dos cirurgiões. Durante a operação, o cirurgião observa o abdome e manipula os instrumentos observando os monitores.
Riscos
As técnicas minimamente invasivas de cirurgia, inclusive as de cólon e de reto, são aceitas como procedimentos cirúrgicos padrão. Mas é claro que todo procedimento cirúrgico, seja minimamente invasivo ou tradicional, acarreta algum risco de complicação.
Os riscos comuns à cirurgia aberta e minimamente invasiva incluem sangramento, infecção e bloqueio intestinal pós-operatório. Outros riscos, como problemas cardíacos, pneumonia e coágulos sanguíneos, ocorrem em qualquer cirurgia abdominal de grande porte que requeira anestesia geral.
Além da cirurgia laparoscópica, há também a cirurgia robótica, que é uma versão mais recente e ainda mais avançada videolaparoscopia. Nela, o médico controla os instrumentos através de um console de computador, que consegue trabalhar em áreas de difícil acesso às mãos humanas.
Mas isso já é assunto para outro post, que farei em breve aqui no blog. Então, fique de olho e não perca!