Geralmente utilizada no tratamento do câncer retal e das doenças inflamatórias intestinais, a proctectomia é o procedimento cirúrgico para remoção do reto do paciente.
No caso de pessoas com o tumor, esse costuma ser o procedimento padrão de tratamento e, para aqueles com DII, a proctectomia pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.
É importante ressaltar que nem toda proctectomia é igual, já que o reto é curto, medindo apenas seis centímetros de comprimento. Portanto, o tipo de cirurgia vai variar de acordo com as necessidades do paciente e com a localização de possíveis lesões.
Tipos de proctectomia
- Ressecção anterior baixa
Quando o tumor se desenvolveu na parte superior do reto, próximo ao cólon sigmóide, a área é removida sem alterar o ânus do paciente.
Para restaurar o trânsito intestinal, o cólon é unido aos tecidos saudáveis do restante do reto. Esse método é chamado de anastomose e, neste caso, o intestino tende a funcionar sem alterações muito significativas.
- Proctectomia com anastomose
Quando o câncer está na parte intermediária ou inferior do reto, pode ser que seja necessário removê-lo totalmente. Nesse caso, o cólon será ligado diretamente ao ânus e uma pequena bolsa poderá ser feita com essa porção do intestino grosso para armazenar as fezes no reto.
- Ressecção abdomino-perineal
Já quando o tumor está na parte inferior do reto, o cirurgião irá fazer duas incisões: uma no abdômen do paciente e outra na região perineal, próxima ao ânus. Por essas aberturas, o médico poderá remover o reto, ânus e tecidos adjacentes, incluindo o esfíncter.
Como o canal de saída das fezes foi completamente removido, será necessário alterar o trânsito intestinal com uma colostomia permanente, por onde o paciente irá evacuar.
Proctectomia como tratamento para DII
Estima-se que cerca de 25% dos pacientes com doença de Crohn tenham que passar por uma proctectomia. Geralmente, essa DII pode causar fístulas e abcessos próximos ao ânus, gerando muita dor e desconforto e prejudicando significativamente a qualidade de vida da pessoa.
Apesar de mais raro, pacientes com colite ulcerativa que experienciam inflamação do reto também podem se beneficiar da cirurgia.
A proctectomia também pode ser uma cirurgia preventiva do câncer colorretal para algumas pessoas com doenças inflamatórias intestinais, mas essa medida deve ser avaliada com muita cautela pela equipe médica.