Quem gosta de tomar café já deve ter ouvido que consumir esse líquido, em excesso, pode causar problemas de saúde, prejudicando, principalmente, o estômago. Entretanto, em doses moderadas, o café é rico em antioxidantes e agentes anti inflamatórios, podendo fazer muito bem à saúde.
Uma pesquisa publicada em setembro no periódico Jama Oncology apontou o consumo de café pode aumentar a sobrevida de pacientes com câncer colorretal metastático. O estudo acompanhou 1,171 pacientes diagnosticados com a doença e que, por algum motivo, não eram candidatos à cirurgia de remoção do tumor.
Em questionários, os pacientes forneceram informações a respeito do seu estilo de vida e dieta, incluindo o quanto de café consumiam todos os dias. Ao fim do acompanhamento, aqueles que reportaram consumir duas ou três xícaras de café por dia pareceram viver mais tempo, aumentando em 11% a taxa de sobrevivência geral. Além disso, nesses pacientes, o quadro do câncer demorou a se agravar em relação àqueles que não consumiam café, um aumento de 5% na taxa de vida livre de progressão.
Já os participantes que tomavam mais do que quatro xícaras de café por dia tiveram resultados ainda mais positivos, sem diferenças significativas em relação à bebida cafeinada ou descafeinada. A taxa de sobrevivência geral aumentou em 36% e a de vida livre de progressão aumentou em 22%
Essas descobertas possibilitam associar o consumo de café à uma redução do risco de progressão do câncer e de morte de pacientes com câncer colorretal avançado, mas ainda é cedo para dizer se é uma relação de causa e efeito. Por esse motivo, não se pode recomendar o consumo da bebida para pacientes oncológicos.
Entretanto, o estudo sugere que beber café não é prejudicial e pode, inclusive, trazer benefícios. Além disso, os dados levantados fazem coro às inúmeras pesquisas que ressaltam a importância da alimentação e outros fatores modificáveis no tratamento de pessoas com câncer colorretal.
Outras pesquisas ainda são necessárias para compreender quais são os compostos do café responsáveis por esse benefício, mas estudos epidemiológicos já haviam descoberto que o alto consumo de café estava associado com melhora na taxa de sobrevivência em pacientes com câncer colorretal em estágio III, sem metástase.