Colite é a inflamação do cólon, ou intestino grosso. Existem vários tipos diferentes de colite, caracterizados de acordo com a causa, duração e consequências do processo inflamatório, que costuma causar uma série de sintomas como diarreia, constipação e sangue nas fezes.
Como essa doença tem sintomas inespecíficos e tem algumas variações que podem dificultar um pouco o diagnóstico, os pacientes ficam com dúvidas principalmente quando vão pesquisar a respeito da doença. Por esse motivo, hoje separei 5 dúvidas comuns a respeito da colite para responder e te ajudar a entender melhor a respeito dessas inflamações e, principalmente, compreender os riscos envolvidos.
Qual a diferença entre os tipos de colite?
Os principais tipos de colite são a colite ulcerativa, a colite isquêmica e a colite pseudomembranosa, e se diferenciam, principalmente, através da causa da inflamação intestinal.
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal assim como a doença de Crohn e, portanto, não tem causa conhecida. Alguns estudos sugerem que problemas no sistema imunológico podem levar à esse estado crônico de inflamação da porção final da mucosa do intestino.
Esse processo de inflamação leva ao surgimento de úlceras na parede intestinal, causando sintomas como diarreia com sangue, dor abdominal e febre.
Já a colite isquêmica é causada pela falta de irrigação sanguínea pontual, geralmente uma consequência do entupimento das artérias principais do intestino por coágulos ou formação de placas de gordura.
A redução do fluxo sanguíneo lesiona o revestimento interno e as camadas internas da parede do intestino grosso, causando ferimentos no revestimento do intestino grosso, que ficam inflamados e sangram.
Por fim, a colite pseudomembranosa é causada por um desequilíbrio da fauna intestinal, consequência do uso prolongado de antibióticos. Com isso, germes patogênicos podem aparecer e se proliferar, incluindo a bactéria Clostridium difficile, que pode causar inflamação.
A colite é uma doença grave?
Sem o tratamento adequado, todos os tipos de colite podem levar a complicações mais sérias e até necessitar de cirurgia. Entretanto, raramente esse tipo de problema permanece sem tratamento, já que os sintomas podem ser bastante incômodos e fazem com que o paciente procure atendimento médico.
Principalmente no caso da colite ulcerosa, que é uma doença crônica, cada caso é único. Há pacientes que vão entrar em remissão por muito tempo, enquanto outros vão experienciar crises mais longas ou frequentes.
Como é o tratamento para colite?
O tratamento para colite é específico para cada tipo da doença. Enquanto na colite ulcerosa o tratamento será por meio de dieta específica e medicamentos para ajudar a inflamação a entrar em remissão, o paciente com colite isquêmica necessita de internação.
Isso porque é necessário parar a alimentação oral por um tempo, administrando nutrientes e líquidos por via intravenosa, além de medicamentos, para que o intestino possa se recuperar. Além disso, são administrados antibióticos e, mais raramente, é necessário fazer um reparo cirúrgico na porção afetada do intestino.
A colite é uma doença crônica ou tem cura?
A colite ulcerativa enquanto doença inflamatória intestinal é crônica e não tem cura, mas sim períodos ativos e de remissão. Já a colite pseudomembranosa e a colite isquêmica têm cura.
A colite pode causar câncer de intestino?
Pessoas com colite ulcerativa têm mais chances de desenvolver câncer de intestino devido à constante inflamação e consequente lesão das mucosas intestinais, mas aqueles com colite isquêmica ou pseudomembranosa não têm risco aumentado de ter câncer.