A cirurgia convencional, também chamada de aberta, até alguns anos atrás era a única maneira de se operar um paciente. Nesse tipo de procedimento é necessário realizar um corte para a visualização da área a ser tratada.
Nas cirurgias minimamente invasivas são feitas incisões muito pequenas, se comparadas às cirurgias tradicionais. São tratamentos mais modernos que utilizam equipamentos de alta tecnologia, com câmeras de alta precisão capazes de mostrar o procedimento em tempo real, por meio das câmeras inseridas no paciente.
Tanto a cirurgia aberta quanto as minimamente invasivas, que são as laparoscópicas, videolaparoscópicas e as cirurgias robóticas, oferecem segurança e bons resultados e a indicação de cada uma deve ser bem avaliada pelo médico.
Para definir qual o melhor procedimento, o médico vai analisar a finalidade da cirurgia e o quadro clínico do paciente. Em geral, se formos falar em benefícios e bem-estar para o paciente, as cirurgias minimamente invasivas apresentam inúmeras vantagens, como menor tempo de internação, recuperação mais rápida e retorno precoce às atividades de rotina.