Dr. Rodrigo Gomes

Já ouviu falar em tenesmo retal?

Tenesmo retal é um termo médico usado para descrever quando a pessoa tem a sensação de que precisa evacuar, mesmo que o intestino esteja vazio.

Com isso, o paciente acredita que não consegue expulsar as fezes ou que a evacuação é incompleta.

O tenesmo em si não é considerado uma doença, mas pode ser um sintoma de outro problema médico.

Em muitos casos, pode ser um um sinal de doença inflamatória intestinal, diverticulose, infecção intestinal, hemorroidas ou câncer. 

Sintomas e quando procurar ajuda médica

Além da sensação de evacuação incompleta, o tenesmo pode provocar dores abdominais, cólicas, dor retal, sendo que esses sintomas podem estar sempre presentes ou ir e vir.

Outros sintomas menos comuns relacionados ao tenesmo são as dores de estômago e sangramento retal.  

Um indicativo de que o médico deve ser consultado é, se junto com o tenesmo, o paciente apresentar febre alta, calafrios, sangramento retal grave, náusea, vômito ou desmaio.

Possíveis Causas

O tenesmo é um sinal de que o sistema digestivo não está funcionando corretamente.

Problemas nervosos, inflamações, cicatrizes intestinais e outros transtornos que afetam a digestão e a excreção são causados ​​por várias condições.

Apesar das causas do tenesmo ainda não serem completamente conhecidas, os médicos acreditam que pode estar relacionada com alguns dos seguintes fatores: 

Como é feito o diagnóstico

Em primeiro lugar, o seu coloproctologista vai revisar o histórico médico, histórico familiar e sintomas atuais, avaliando os hábitos intestinais, dieta e estilo de vida do paciente.

Os exames físicos vão verificar se há alguma inflamação ou anormalidade ao redor do reto, sensibilidade ou dor no abdômen ou sinais de uma infecção sexualmente transmissível.

O exame pode envolver o toque retal para analisar se há hemorróidas, sangue, muco, infecção ou inchaço no local. 

Com base na avaliação clínica, o médico pode pedir exames complementares de sangue, fezes, raio-X, tomografia, colonoscopia e sigmoidoscopia, entre outros. 

Tratamento e Prevenção

Assim como as causas da tenesmo podem estar relacionadas a vários fatores, o tratamento também vai depender da origem do problema.

Em geral, já se nota uma melhora significativa do tenesmo quando a doença que o origina está controlada. 

Além dos recursos medicamentosos ou do uso de laxantes, uma dieta equilibrada, rica em fibras, a prática de atividades físicas e o consumo adequado de água ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, melhorando o tenesmo. 

Mas lembre-se: nunca se automedique, pois como o tenesmo tem diversas causas e a medicação inapropriada, em vez de contribuir para a solução do problema, pode agravá-lo.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um médico. 

Já ouviu falar em tenesmo retal?

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.