Ainda são muitos os mitos que rondam a saúde do intestino. E, infelizmente, ainda é grande o número de pessoas que deixam de procurar um especialista por vergonha de revelar algum sintoma mais íntimo ou até mesmo por preconceito.
E, por falta de uma consulta adequada, muitos acabam acreditando em tabus ou consultando fontes que nem sempre são seguras, se automedicando ou agravando um problema que seria de fácil solução.
Pesquisar sobre algum sintoma no Google é uma prática comum, mas é preciso tomar alguns cuidados.
Dependendo da fonte que a pessoa utiliza, os conteúdos podem confundir ou, pior, levar as pessoas a acreditarem em informações sem comprovação científica, a se automedicar ou, por outro lado, negligenciar um problema que merece ser investigado.
Conheça algumas curiosidades que envolvem o intestino.
90% da serotonina é produzida no intestino
A serotonina, hormônio do prazer, bem-estar e sono, ao contrário do que muita gente pensa, é produzida em grande parte pelo intestino. As nossas emoções impactam diretamente no intestino.
Por isso, quando estamos tristes, estressados ou irritados é comum sofrermos também com as alterações intestinais.
A constipação ou diarreia são os principais sintomas das alterações emocionais.
Intestino regular não é só aquele que funciona todos os dias
Apesar da maioria das pessoas acharem que intestino regular é aquele que funciona todos os dias, o que se pode chamar de normal varia de pessoa para pessoa. Evacuar entre 3 vezes ao dia e três vezes na semana, é normal.
Pessoas com intestino regular podem variar dentro desta faixa de normalidade, sem apresentar qualquer problema intestinal.
Então, quem acreditou a vida toda que intestino bom é aquele que funciona todos os dias foi enganado!
A digestão demora cerca de 3 horas
Quando comemos, os alimentos levam cerca de três horas para percorrer todo o intestino, depois que passam pelo estômago.
No intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e no intestino grosso, a água.
O intestino funciona independentemente do cérebro
Como o intestino possui seus próprios neurônios ele atua de forma autônoma, não necessitando de comandos do sistema nervoso central.
Laxantes usados constantemente fazem mal à saúde intestinal
Um ponto importante a ser ressaltado é sobre o uso de laxantes. Esses produtos geralmente resolvem o problema por um curto período, mas o uso frequente pode levar a constipação grave além de prejudicar a absorção de vitaminas e minerais importantes para o organismo.
O uso de laxantes também está associado a prejuízos para a flora intestinal.
Assim como em qualquer outra especialidade médica, o ideal é manter o hábito de se consultar com o seu coloproctologista regularmente.
Assim você previne doenças e ainda não cai em fake news propagadas por aí.
E você, em qual notícia falsa já acreditou em relação ao seu intestino.