Assim como outras doenças, as hemorroidas também variam de grau e estima-se que somente em 10% a 20% dos casos será necessário recorrer à cirurgia.
Nas hemorroidas de grau 1, há um pequeno aumento do coxim hemorroidário, mas elas permanecem dentro do ânus.
Nas hemorroidas de grau 2, elas saem do canal anal no momento da defecação, mas retornam logo após a eliminação das fezes, de forma espontânea.
As hemorroidas de grau 3 são aquelas que saem do ânus no momento da defecação, mas que precisam ser recolocadas manualmente de volta.
Já as de grau 4 ficam permanentemente expostas para fora do ânus e podem provocar o prolapso retal, que é a saída da parte final do intestino.
Tratamentos não cirúrgicos para as hemorroidas
O tratamento para as hemorroidas vai depender da gravidade do problema. Em geral, somente hemorroidas de grau 3 e 4 têm indicação para a cirurgia.
Outros tratamentos menos invasivos mostram bons resultados, assim como mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação.
Alguns tratamentos podem ser feitos no consultório médico sem anestesia, como é o caso da bandagem, também chamada de ligadura elástica, que consiste em envolver uma faixa apertada ao redor da base da hemorroida para cortar seu suprimento de sangue.
Outro procedimento para tratar as hemorroidas é o procedimento para prolapso hemorroidário, PPH.
Neste procedimento, o médico usará um dispositivo semelhante a um grampeador para reposicionar as hemorroidas e cortar o suprimento de sangue que, com o tempo, murcham e param de apresentar incômodos.
Já a desarterialização hemorroidária transanal, THD, é outra opção para remover hemorroidas Graus 2 ou 3.
Este método localiza os vasos sanguíneos que causam a hemorroida usando um ultrassom e liga ou fecha esses vasos sanguíneos.
Hemorroidectomia
A hemorroidectomia é uma cirurgia para tratar as hemorroidas de graus 3 e 4 e que prolapsaram ou aquelas que não estão respondendo ao tratamento tradicional.
Durante a cirurgia, o paciente receberá anestesia local ou geral, e o médico fará pequenos cortes ao redor do ânus para retirar as hemorroidas.
Em geral, o paciente volta para casa no dia seguinte à realização do procedimento.
Como essa é uma região extremamente sensível, é comum o paciente sentir dor ao redor dos pontos por até duas semanas após o procedimento.
No pós-cirúrgico, é recomendado que o paciente tome medicamentos para a dor e laxantes para facilitar a saída das fezes. Aplicar pomadas no local também ajuda na cicatrização.
Depois da cirurgia também é importante ingerir muitas frutas, saladas, verduras e beber bastante líquido que irá ajudar no trânsito intestinal.
É importante também que, ao perceber os primeiros sintomas de hemorroidas, você procure um coloproctologista. Quanto antes iniciado o tratamento, menores as chances de precisar recorrer a uma cirurgia.