Um estudo inédito produzido por cientistas da University College London e University of Sheffield e publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association, comprovou os benefícios e a segurança da cirurgia robótica frente a outros tipos de cirurgia, como a tradicional ou aberta.
O estudo revelou que pacientes submetidos à cirurgia robótica para o tratamento de tumor não metastático se recuperaram muito mais rápido em detrimento aos pacientes que passaram pela cirurgia aberta.
Os pesquisadores separaram os pacientes em dois grupos, nos quais metade deles passou pelo procedimento minimamente invasivo e a outra metade pelo procedimento cirúrgico tradicional. O estudo foi realizado entre março de 2017 a março de 2020 com 338 pacientes no Reino Unido.
Os autores do estudo puderam então observar que o tempo de internação dos pacientes submetidos ao procedimento robótico foi menor, em média de 8 dias, enquanto o outro grupo ficou cerca de 10 dias no hospital.
O estudo mostrou também que a taxa de reinternação foi muito menor (52%), entre aqueles que passaram por um procedimento assistido por robô e o risco de aparecimento de trombos, comuns em cirurgias de longa duração, foi reduzido em 77%.
Para os pesquisadores esses dados são uma vitória, pois, apesar dos inúmeros benefícios da cirurgia robótica, ainda não haviam dados que comprovassem os resultados acerca da recuperação dos pacientes.
Pacientes com menos complicações, sentem menos dor, usam menos remédios durante a recuperação e podem voltar mais rapidamente às suas atividades de rotina.
Como Acontece a Cirurgia Robótica e Quais os seus Benefícios?
A cirurgia robótica é uma técnica em que os cirurgiões, por meio de braços robóticos e pequenas incisões, conseguem operar seus pacientes e alcançar os locais das lesões, de maneira menos agressiva do que na cirurgia aberta.
Enquanto o paciente permanece na sala de cirurgia com o robô e a equipe médica, o cirurgião, através de um console semelhante ao de um vídeo game, controla o equipamento afastado do paciente.
Com a tecnologia 5G que acaba de chegar ao Brasil, será possível que o paciente seja operado em locais geograficamente distantes do médico responsável, graças à estabilidade que essa tecnologia proporciona.
O robô conta ainda com quatro braços robóticos, com pinças cirúrgicas e câmera em 3D em alta definição que permite ver os locais a serem operados com maior precisão.
E os benefícios da cirurgia robótica são muitos, como:
- melhora a recuperação pós-operatória;
- menor perda de sangue;
- cicatrizes menores;
- menos incisões;
- melhor precisão;
- menor tempo de internação;
- menos infecções pós-operatórias.
Tudo isso faz com que a cirurgia robótica seja mais segura, trazendo mais conforto e confiabilidade para os pacientes.
Agora, os dados do estudo da University College London e da University of Sheffield vem corroborar para comprovar os benefícios desse tipo de procedimento, para médicos e pacientes, unindo os avanços tecnológicos com as habilidades humanas.