Os gases são normais e fazem parte do sistema digestivo. Acredita-se que uma pessoa normal possa expelir 20 gases por dia, mas como avaliar se eles estão excessivos ou não?
Quando os gases chegam a incomodar a rotina da pessoa é importante fazer uma avaliação para descobrir o que tem causado tanto desconforto.
Principais causas dos gases
Quando engolimos comida, água ou saliva também engolimos pequenas quantidades de ar, que se acumulam no sistema digestivo. Esse ar também pode ser acumulado durante a digestão, gerando os gases e o corpo precisa se livrar seja através da flatulência ou eructação (arrotos).
O excesso de gases pode ser causado também pela ingestão de alimentos difíceis de digerir ou por problemas digestivos, como indigestão recorrente ou síndrome do intestino irritável.
Evitando o excesso de gases
- Coma mais devagar
Ao nos alimentar, acabamos ingerindo ar durante o processo e que pode acabar parando no nosso estômago, gerando gases no processo digestivo. Quando a mastigação é muito rápida, também pode acontecer mais gases intestinais. Uma dica é comer mais devagar, prestando atenção aos alimentos!
- Evite alimentos de difícil digestão
A alimentação pode estar diretamente ligada à produção de gases. Alguns alimentos, como os ricos em carboidratos, gorduras ou proteínas, têm digestão mais lenta, o que pode contribuir para o aparecimento dos gases. Entre os alimentos conhecidos como causador de gases estão: feijão, repolho, lácteos, bebidas gaseificadas, batata doce e ovos.
- Pratique atividade física
Durante o exercício físico estamos trabalhando diversas partes do corpo, entre elas a motilidade intestinal, que contribui para o processo digestivo. Pessoas sedentárias têm uma digestão mais lenta, o que aumenta a fermentação dos alimentos no organismo. Praticar alguma atividade física por 30 minutos por dia já ajuda a evitar os gases.
- Mantenha o ritmo intestinal
A alimentação irregular, baixa ingestão de líquidos contribui para o ressecamento das fezes, causando constipação intestinal, o que é danoso ao intestino. Por outro lado, segurar a vontade de ir ao banheiro também é ruim para a saúde intestinal. Portanto, evite segurar as fezes. Sempre que der vontade de ir ao banheiro, vá!
- Evite a automedicação
Mesmo medicamentos considerados inofensivos e de venda livre nas farmácias podem ser ruins para o trato gastrointestinal. Tomar antiácidos altera o pH intestinal e atrapalha a absorção de cálcio, magnésio e vitaminas.
Atenção aos Distúrbios Digestivos
Não existe um padrão sobre a quantidade e a frequência de gases e você é a melhor pessoa para detectar se está ou não fora do seu padrão.
É recomendado também que você procure um médico se, além da flatulência, apresentar os seguintes sintomas:
- dor abdominal e inchaço frequentes;
- diarreia ou constipação;
- perda de peso sem motivo;
- sangue nas fezes.
Esses sintomas podem ser um indicador de um problema de saúde mais sério e exigem investigação, como um exame de sangue ou fezes para procurar uma infecção.