Dr. Rodrigo Gomes

Câncer colorretal: sinais de alerta nas fezes

Observar as fezes deveria ser um hábito, pois elas dizem muito a respeito da nossa alimentação e da saúde de uma forma geral. 

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações. 

O que é o Câncer Colorretal

O câncer localizado no cólon ou no reto, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de tumor que acomete o intestino grosso ou sua parte final e é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer, INCA. 

Esse tipo de tumor se desenvolve a partir de pólipos, verrugas ou lesões no órgão. Os pólipos, que originalmente são benignos, podem se desenvolver e  se tornar um câncer se não forem retirados assim que descobertos.

Quanto mais tempo no organismo, maiores as chances de um pólipo se tornar um câncer. Por isso, durante a colonoscopia, exame que detecta o câncer colorretal, o médico já retira todos os que forem possível. 

Sinais e Sintomas do Câncer Colorretal

Os sinais e sintomas mais comuns do câncer colorretal, além do sangue nas fezes, são a constipação intestinal ou diarreia frequente, dor abdominal, sensação de evacuação incompleta, perda de peso sem motivo aparente.

Apesar desses sintomas serem compatíveis com os do câncer colorretal, também podem indicar outras doenças, como hemorroidas, úlceras gástricas, verminoses, etc.

Por isso, logo que perceber alterações no seu intestino, procure um coloproctologista para o diagnóstico e tratamento correto do problema. 

Fatores de Risco

Diversos fatores de risco podem estar ligados ao câncer colorretal. Alguns podem ser controlados, enquanto outros, como idade e fatores genéticos, não. 

Conheça os principais fatores de risco para o aparecimento desse tipo de doença:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Alcoolismo; 
  • Alimentação inadequada;
  • Histórico familiar de doenças inflamatórias intestinais e/ou câncer colorretal;
  • E idade avançada. 

Controlar os fatores de risco que podem ser controlados e fazer exames preventivos com um coloproctologista regularmente a partir dos 45 anos contribui para evitar o aparecimento da doença.

O diagnóstico precoce do câncer colorretal também melhora as chances de cura, que podem chegar a 90%. 

O que você está esperando para agendar uma visita ao coloproctologista e saber se está tudo bem com o seu intestino?

Câncer colorretal: sinais de alerta nas fezes

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.