O câncer de reto pode ser tratado de diversas formas e uma das técnicas utilizadas é a excisão total do mesorreto, ETM. Nessa técnica, que vem sendo estudada e aprimorada ao longo dos anos, o mesorreto, uma camada de gordura que envolve o reto, é completamente removido juntamente com o tumor, gerando melhores resultados para os pacientes.
No texto de hoje, vamos abordar alguns estudos científicos sobre a excisão total do mesorreto em pacientes com câncer retal.
O que é a excisão total do mesorreto?
A excisão total do mesorreto é uma técnica cirúrgica utilizada no tratamento de pacientes com câncer de reto. Ela consiste na remoção de todo o mesorreto que envolve o reto, incluindo a gordura e os linfonodos presentes nessa camada. Essa técnica foi desenvolvida com o objetivo de garantir uma remoção completa do tumor, reduzindo assim as chances de recorrência.
Resultados da excisão total do mesorreto
Vários estudos têm demonstrado que a excisão total do mesorreto pode levar a melhores resultados em termos de sobrevida e recorrência do câncer retal. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine em 2004 mostrou que pacientes submetidos a essa técnica apresentaram uma taxa de sobrevida livre de doença de 69% em comparação com 59% nos pacientes submetidos à cirurgia convencional.
No Brasil, um outro estudo realizado com 85 pacientes com câncer de reto médio e inferior e submetidos à ETM, entre 1999 e 2002, obtiveram resultados positivos, levando em conta a melhora na qualidade de vida, menores riscos de complicações pós-cirúrgica, sobrevida livre da doença e taxa de mortalidade.
Técnicas laparoscópicas e robóticas
A excisão total do mesorreto pode ser realizada por meio de técnicas laparoscópicas e robóticas. Essas técnicas minimamente invasivas têm sido utilizadas com sucesso no tratamento de pacientes com câncer colorretal. Um estudo publicado na revista The Lancet em 2015 mostrou que a cirurgia robótica foi associada a uma taxa de sobrevida livre de doença de 86,4% em comparação com 82,8% na cirurgia laparoscópica convencional.
Prevenção de recorrência
A excisão total do mesorreto pode ajudar a prevenir a recorrência do câncer colorretal. Um estudo publicado na revista Diseases of the Colon and Rectum em 2016 mostrou que essa técnica foi associada a uma redução significativa no risco de recorrência em pacientes com câncer colorretal em estágio III. Essa redução no risco de recorrência foi observada tanto em pacientes submetidos à cirurgia aberta quanto em pacientes submetidos à cirurgia laparoscópica.
Nas últimas décadas, o tratamento do câncer de reto vem sendo constantemente modificado graças aos avanços da medicina. A cirurgia de ressecção total do mesorreto foi um dos grandes avanços nas técnicas cirúrgicas que têm proporcionado excelente controle local e melhora da sobrevida. Apesar de ainda serem necessários estudos complementares, a cirurgia com a excisão total do mesorreto é um dos principais tratamentos para pacientes com câncer de reto nos estádios II e III.
Assinta em meu canal, o vídeo de uma cirurgia de excisão total do mesorreto por via robótica: