A cirurgia citorredutora com HIPEC é um procedimento complexo e delicado realizado para tratar certos tipos de câncer abdominal que atingem o peritônio. O peritônio é um tecido que reveste quase todos os órgãos abdominais. Em geral, o câncer de peritônio é secundário, ou seja, tem origem em outros órgãos e se disseminou para o abdômen por metástases.
Embora seja um procedimento relativamente novo, a cirurgia citorredutora com HIPEC vem se mostrando uma opção eficaz para pacientes com tumores malignos de origem abdominal.
No texto de hoje, explico melhor o que é a cirurgia citorredutora com HIPEC e para que ela serve. Acompanhe!
O que é a cirurgia citorredutora com HIPEC?
A cirurgia citorredutora com HIPEC é uma técnica cirúrgica delicada – e longa – podendo durar de 8 até 10 horas, que combina duas abordagens terapêuticas. A primeira é a cirurgia citorredutora, que tem como objetivo remover o máximo possível de tecido tumoral do abdômen. A segunda é a HIPEC, quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, que consiste na administração de quimioterapia diretamente no abdômen durante a cirurgia.
Durante o procedimento, o cirurgião remove todos os tumores visíveis do abdômen, seguido da lavagem do abdômen com quimioterapia aquecida. A quimioterapia é administrada em temperaturas elevadas para aumentar sua eficácia, uma vez que as células tumorais são mais sensíveis ao calor do que as células saudáveis.
Para que serve a cirurgia citorredutora com HIPEC?
A cirurgia citorredutora com HIPEC é usada principalmente para tratar cânceres abdominais avançados e que não responderam bem aos tratamentos convencionais, como quimioterapia e radioterapia. Alguns tipos de câncer podem ser tratados com cirurgia citorredutora, com ou sem HIPEC, dependendo do caso, como por exemplo:
- Pseudomixoma peritoneal (geralmente secundário ao câncer de apêndice)
- Mesotelioma
- Câncer colorretal
- Câncer de Ovário
- Primário do peritônio
A cirurgia citorredutora com HIPEC pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e prolongar sua sobrevida. Além disso, ela pode reduzir a necessidade de tratamentos adicionais, como quimioterapia sistêmica ou radioterapia, que podem ter efeitos colaterais significativos.
Como é feita a cirurgia citorredutora com HIPEC?
A cirurgia citorredutora com HIPEC é uma técnica complexa que requer uma equipe de cirurgiões altamente especializados e experientes. A cirurgia pode durar várias horas e é realizada sob anestesia geral.
Durante a cirurgia, o cirurgião faz uma incisão na parede abdominal e examina o abdômen para verificar a presença de tumores. Em seguida, ele remove todos os tumores visíveis do abdômen. Dependendo da extensão do câncer, o cirurgião pode ter que remover parte do intestino, do baço ou do fígado. A cirurgia pode ser aberta ou minimamente invasiva.
Após a remoção dos tumores, o cirurgião enxágua o abdômen com uma solução salina aquecida para remover quaisquer células tumorais remanescentes. Em seguida, a solução é substituída por uma quimioterapia aquecida entre 40 e 43 graus, que é deixada no organismo por até duas horas.
Chances de cura
A probabilidade de êxito da cirurgia de redução de células cancerosas com a HIPEC depende de diversos fatores, incluindo a condição geral do paciente e o tipo de neoplasia. Quando bem recomendado, o procedimento pode atingir uma taxa de recuperação superior em relação ao tratamento somente com a quimioterapia, já que é considerado hoje um padrão ouro para esse tipo de tumor.
Assista em meu canal, um vídeo de um cirurgia citorredutora para tratamento de pseudomixoma peritoneal secundário a tumor de apêndice: