É bastante normal ter dúvidas e receios antes de uma consulta com o coloproctologista. E essas dúvidas começam antes mesmo da ida ao consultório. Durante a marcação os pacientes já fazem alguns questionamentos sobre o atendimento e como precisam se preparar para a consulta. Então, no texto de hoje, resolvi esclarecer essas e outras dúvidas sobre o papel do coloproctologista e sobre como é feito o atendimento.
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer o que faz um médico coloproctologista e de quais doenças ele trata. O médico especializado em coloproctologia cuida da saúde do intestino, do reto e do ânus.
É o coloproctologista que vai fazer o diagnóstico e tratamentos das doenças inflamatórias intestinais, constipação intestinal, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios fecais e o câncer de intestino.
As principais doenças tratadas pela especialidade são as hemorróidas, retocolites ucerativa, Doença de Crohn, fissuras anais, lesões no ânus, incontinência anal, pólipos e os tumores malignos e benignos que acomentem o intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus.
Como se preparar para uma consulta com o coloproctologista?
Nessa hora surgem muitas dúvidas por parte dos pacientes. Preciso me depilar? Como deve ser feita a higiene íntima? É preciso esvaziar o intestino? Estou com diarreia, preciso desmarcar a consulta? Como é a alimentação antes da consulta? Continue lendo para esclarecer essas e outras perguntas.
Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes. Porém, quando essa higienização é realizada de maneira incorreta, pode machucar o ânus e até lesionar a mucosa interna.
Caso você esteja com diarreia no dia da consulta basta avisar ao seu médico. Se algum exame tiver sido agendado, ele poderá ser remarcado por questões técnicas. Com relação à evacuação antes da consulta, é importante não utilizar nenhum medicamento laxativo. Só vá ao banheiro se sentir necessidade. A alimentação também deve ser realizada como de rotina, mesmo que alguns alimentos causem excesso de gases ou inchaço na barriga. Será bom para o médico avaliar até mesmo a distensão abdominal do paciente.
Durante a consulta
Muitas pessoas deixam de procurar um coloproctologista por puro preconceito. Os exames proctológicos são de extrema importância e capazes de prevenir e diagnosticar inúmeras doenças.
E, ao contrário do que muitos pensam, durante a primeira consulta o médico irá conversar com o paciente, saber suas queixas, se faz parte de algum grupo de risco, como são seus hábitos de vida e rotina intestinal e quais os sintomas o levaram ao consultório.
Com base nessas respostas, o médico vai realizar o exame físico, tudo com consentimento do paciente, onde irá analisar o abdômen, o ânus e o períneo (região entre o ânus e a genitália).
Outros exames ou testes podem ser solicitados, como colonoscopia, anuscopia, rectosigmoidoscopia. A preparação vai depender do tipo de exame solicitado e serão repassados aos pacientes antes da ida ao consultório. Em geral, a preparação se dá com alimentação mais leve e pobre em fibras no dia anterior ao exame, uso de laxativos (somente com a indicação médica), ingestão de bastante água e jejum oito horas antes do procedimento.
Ainda tem dúvidas sobre a coloproctologia ou alguma doença intestinal ou renal? Marque uma consulta e vamos conversar. E não tenha medo, a consulta é muito mais simples do que você imagina!