Dr. Rodrigo Gomes

Confira a resposta para dúvidas mais frequentes sobre a Doença Hemorroidária

A doença hemorroidária é um problema mais comum do que se imagina. Algumas pesquisas apontam que 75% das pessoas terão hemorroidas pelo menos uma vez na vida.

Mas se a doença é tão comum, porque ainda existe tabu se falar sobre as hemorroidas?

Por estar localizada na região anal, muitos pacientes ainda têm vergonha de falar do assunto e só chegam a procurar um médico quando o problema já está critico, prejudicando o tratamento.

Por isso, no texto de hoje resolvi esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

O que são as hemorroidas?

A região anal é repleta de vasos e de estruturas chamadas coxins. Quando essas estruturas estão inchadas ou se dilatam, temos as hemorroidas. Elas podem ser internas, ou seja, surgirem no interior do ânus e se prolapsar durante a evacuação ou de forma permanente.

Existem também as chamadas hemorroidas externas que se apresentam como nódulos ou caroços na borda do ânus.

As hemorroidas são classificadas de acordo com o seu grau, sendo 1 as mais brandas e grau 4 as mais severas. Os principais sintomas das hemorroidas são dor e inflamação no ânus, coceira na região e sangue nas fezes. Confira agora as principais dúvidas ligadas às hemorroidas.

Quais as principais causas das hemorroidas?

As hemorroidas podem ser causadas por diversos fatores, mas o principal deles é a constipação intestinal crônica, que exige um grande esforço na hora da evacuação, pressionando as veias anais. 

Outros fatores de risco para o aparecimento das hemorroidas são: obesidade, gravidez, fezes endurecidas, tabagismo, passar muito tempo sentado, inclusive no vaso sanitário.

Pimenta e alimentos picantes podem causar hemorroidas?

As hemorroidas não são causadas pela alimentação, mas pela pressão na região.

No entanto, vale ressaltar que alimentos picantes podem piorar os sintomas em pessoas que já têm hemorroidas. Especiarias como pimenta podem passar pelo intestino sem serem digeridas e irritar o canal anal ao sair.

Somente pessoas mais velhas sofrem com o problema? 

À medida que envelhecemos, o tecido do ânus e do reto enfraquece, tornando-nos mais suscetíveis a hemorroidas. Por isso, é mais comum  o problema aparecer na faixa dos 45 a 65 anos de idade.

No entanto, as hemorroidas também podem acometer pessoas mais jovens. 

Uma dieta pobre, falta de exercício, esforço para ir ao banheiro e ficar sentado por longos períodos de tempo pode agravar o risco de pessoas mais jovens terem hemorroidas. 

Quem tem hemorroidas não pode praticar atividade física?

Praticar exercícios físicos regularmente é bom para a saúde geral e também pode ajudar a prevenir as hemorroidas.

Exercícios leves ajudam a manter o movimento intestinal regular e evitam a constipação, facilitando a evacuação. Atividades como a ioga, natação e caminhada, são bons para hemorroidas.

Ah, e é mito que pessoas com hemorroidas não podem pedalar. O ciclismo ajuda inclusive a relaxar os músculos do assoalho pélvico. 

Porém, exercícios como o levantamento de peso devem ser evitados, pois causam um esforço nas veias retais, aumentando o risco de hemorróidas. 

Toda pessoa com hemorroida precisa passar por cirurgia?

Somente uma pequena parte dos pacientes tem indicação cirúrgica para tratar as hemorroidas. Em geral, o tratamento para as hemorroidas inclui uma mudança na dieta, com objetivo de facilitar o trânsito intestinal, medicamentos orais e a ligadura elástica.

Pacientes com indicação de hemorroidectomia, cirurgia para retirar as hemorroidas, são somente aqueles que não tiveram resultados com o tratamento clínico.

Durante a cirurgia o médico pode optar por ressecção, grampeamento ou desarterialização das veias dilatadas.

Se você já apresentou ou apresenta algum desses sintomas, procure um coloproctologista. Quanto antes você começar o tratamento, melhor serão suas chances de cura e qualidade de vida.

Confira a resposta para dúvidas mais frequentes sobre a Doença Hemorroidária

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.