Dr. Rodrigo Gomes

Diarreia – Um dos principais sintomas das doenças do aparelho digestivo

Um dos sintomas mais comuns e inespecíficos para doenças do aparelho digestivo, a diarreia costuma causar muitas dúvidas na população. É muito frequente que o problema seja atribuído à intoxicações alimentares, quando nem sempre é o caso. Infelizmente, esse tipo de equívoco pode prejudicar o diagnóstico correto de enfermidades como as doenças inflamatórias intestinais e até câncer colorretal

O que é diarreia

A diarréia se caracteriza por uma alteração do hábito intestinal com aumento do número de evacuações diárias, acompanhada de fezes amolecidas e até mesmo líquidas. Pode haver, também, aumento do volume fecal.

Apesar de ser um sintoma de um grande número de problemas intestinais, a diarreia, em si, pode causar outras complicações, sendo a desidratação uma das mais perigosas, principalmente para bebês, crianças e pessoas idosas. 

Geralmente, a diarréia ocorre quando a absorção e secreção de fluidos pelo intestino fica desequilibrada. 

Tipos de diarreia

De acordo com a duração dos episódios diarreicos, podemos classificar a diarréia como aguda, persistente ou crônica. A diarreia aguda costuma durar, no máximo, 14 dias, passando a se classificar como persistente quando a doença dura até 28 dias. Costumam estar associadas a gastroenterites virais, bacterianas ou parasitárias.

Quando a diarreia continua presente por mais de quatro semanas, é considerada crônica, e pode indicar problemas como parasitose não tratada, intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, doença celíaca e até mesmo câncer colorretal.

Já em relação aos processos fisiológicos que podem causar a diarreia, o problema pode ser classificado da seguinte forma: 

Diarreia osmótica: é causada pela presença de substâncias osmoticamente ativas no intestino, causando acúmulo de líquido e, consequentemente, diarreia. É comum quando o paciente está utilizando antibióticos ou antiácidos, por exemplo. 

Diarreia secretória: ocorre quando há distúrbio no transporte de hidroeletrolíticos na mucosa intestinal, geralmente causada por uma toxina, medicamentos como laxantes ou doenças intestinais e sistêmicas, como as doenças inflamatórias intestinais ou doença celíaca, por exemplo.

Diarréia inflamatória: devido a alterações inflamatórias, a mucosa intestinal acaba lesionada, dificultando a absorção e transporte de açúcares, aminoácidos e eletrólitos. Costuma ser causada por colites, DII e tuberculose.

Quando procurar ajuda médica

Além de poder ser um sinal de diversas doenças, a diarreia pode causar complicações sérias, por isso é necessário ter atenção para procurar ajuda médica imediata nos seguintes casos:

  • Diarreia frequente que não passa dentro de um ou dois dias, principalmente se a pessoa doente ainda é criança ou idosa.
  • Mais de 3 episódios de diarreia com pouca ingestão de líquido, no caso de crianças.
  • A pessoa apresentar sinais de desidratação, como boca seca, apatia e choro sem lágrimas.
  • Presença de sangue ou coloração preta ou avermelhada nas fezes.
  • Se as fezes apresentam traços evidentes de gordura.
  • Se os episódios de diarreia são constantes e, principalmente, se alternarem com períodos de constipação, o que pode ser um indício de câncer colorretal.
Diarreia – Um dos principais sintomas das doenças do aparelho digestivo

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.