Os sintomas são semelhantes: dores na hora de evacuar, sangue nas fezes, inchaço no ânus, ardência ou incômodo após a evacuação, dor ao se sentar e coceira.
Com tantos sintomas em comum, fica fácil confundir os dois problemas.
No texto de hoje, vou explicar um pouquinho sobre cada uma dessas doenças e a diferença entre elas.
Acompanhe!
Hemorroidas: o que são e quais as causas?
A doença hemorroidária, também chamada de hemorroida, é a dilatação dos vasos sanguíneos do reto ou do ânus, causando um nódulo na região, com ou sem prolapso, que é quando a hemorroida sai para fora da cavidade anal.
Uma das causas mais comuns das hemorroidas é o esforço na hora de evacuar. Porém, diversos outros fatores podem levar a essa condição, como:
- maus hábitos alimentares, baixa ingestão de fibras e baixo consumo de água;
- constipação intestinal frequente;
- sedentarismo;
- passar muito tempo assentado;
- diarréia crônica;
- evacuação demorada;
- gestação;
- idade avançada;
- obesidade;
- sexo anal com pouca lubrificação;
- tabagismo.
Como você pode ver, são diversas as causas das hemorroidas e o tratamento vai depender dos sintomas e da gravidade da doença. Em casos mais simples, podem ser utilizados medicamentos tópicos e anti-inflamatórios.
Porém, quando a hemorroida se exteriorizou ou em casos de recorrência, o paciente pode ser submetido a um tratamento cirúrgico a fim de resolver o problema.
Fissura Anal
A fissura anal é um pequeno corte, ferida ou rachadura na borda anal. Uma das causas dessa ferida é a prisão de ventre e as fezes endurecidas e volumosas, causadas pelo excesso de força durante a evacuação.
Além desse fatores, as fissuras também podem ser desencadeadas por prisão de ventre, partos vaginais, doença de Cronh, diarréia crônica ou sexo anal.
As fissuras se originam na borda do ânus e se estendem até a parte interna. Em geral elas aparecem na parte posterior do canal e vão até o cóccix.
Por ser uma região pouco vascularizada, qualquer atrito causa feridas de difícil cicatrização.
As fissuras podem ser classificadas como agudas (quando se originam de um trauma no ânus, como durante um esforço evacuatório intenso) ou crônicas, quando aparecem com frequência.
O tratamento consiste na aplicação de anestésicos tópicos no local e banhos de assento.
Durante o tratamento, também podem ser indicados o uso de laxantes para facilitar a saída das fezes e não causar mais traumas ou aumentar as feridas.
As fissuras anais são feridas na borda do ânus que se estendem em direção ao reto, causando muita dor durante, principalmente, depois da evacuação.
Tanto no caso de hemorroidas quanto de fissura anal, é aconselhável procurar um médico para alívio dos sintomas, já que essas situações podem ser bem dolorosas e causar inúmeros desconfortos ao paciente.