A colostomia é um procedimento cirúrgico que altera a trajetória dos resíduos alimentares no intestino.
Acontece quando parte do intestino grosso é ligada diretamente à parede do abdômen permitindo a saída das fezes diretamente em uma bolsa acoplada da parede externa da barriga.
A colostomia é indicada quando o paciente tem algum câncer intestinal, diverticulite ou doença de Crohn e pode ser temporária ou permanente.
Durante a cirurgia, uma parte do cólon é retirada, impedindo o caminho das fezes em direção ao ânus. Quando uma parte muito grande do intestino é eliminada, a colostomia tende a ser permanente.
Porém, na maioria dos casos ela é reversível e é utilizada enquanto o intestino se recupera do processo cirúrgico.
Por ser um assunto complexo, a colostomia envolve muitos mitos e tabus. É comum vermos que as pessoas ainda têm dúvidas sobre para que serve a bolsa e até mesmo muitos pacientes ainda não sabem bem como utilizá-la, deixando de fazer muitas atividades por medo ou vergonha.
Por isso, no texto de hoje vou esclarecer alguns mitos mais comuns.
Mitos e verdades sobre a bolsa de ostomia
Mito: O paciente só pode usar a bolsa de ostomia que foi colocada no hospital ou no consultório médico.
Verdade: Nas semanas e meses após a cirurgia é comum que o estoma ou mesmo o corpo tenha mudado, por isso, decorrido um tempo da cirurgia, a bolsa de ostomia poderá ser trocada.
Mito: Ter irritação na pele é normal depois da ostomia.
Verdade: Quando a pele ao redor do estoma está irritada o paciente pode sentir dor e ter infecção no local. Por isso, a prevenção é a chave para manter a pele periestomal saudável.
Mito: Depois da ostomia não é possível ter relações íntimas satisfatórias.
Verdade: É comum ter ansiedade sobre os relacionamentos após a cirurgia de ostomia. Ser honesto com o parceiro sobre quaisquer preocupações que você tenha vai ajudar a recuperar a autoconfiança e a intimidade.
Mito: O odor faz parte da vida do ostomizado.
Verdade: Com a higienização correta e os cuidados necessários, a bolsa de ostomia não transmite cheiro.
Mito: O paciente com ostomia não pode comer diversos alimentos.
Verdade: Logo após a cirurgia, o paciente pode ser mais sensível a alguns alimentos. Aos poucos, os alimentos podem ser adicionados a sua dieta, mas é importante prestar atenção à resposta do seu corpo e não exagerar.
Mito: Pessoas ostomizadas não podem fazer atividades aquáticas ou tomar banho com a bolsa.
Verdade: A pessoa com a bolsa de ostomia pode tomar banho, nadar ou até mesmo entrar na banheira de hidromassagem com seu sistema de bolsas afixado no lugar. Se a bolsa possuir um filtro, basta cobri-lo com as tampas fornecidas.
Mito: Uma ostomia impede o uso de roupas justas e é percebida facilmente pelas outras pessoas.
Verdade: A bolsa é confeccionada em um material fino que fica praticamente imperceptível embaixo da roupa. Quando a bolsa não está muito cheia é pouco provável que as pessoas percebam.
É possível sim o paciente ostomizado ter uma vida normal após a colocação da bolsa. Só deve tomar alguns cuidados, principalmente logo após a colocação da bolsa.
Mas após esse período, pode retomar a maioria das atividades normalmente ou com adaptações mínimas.