Dr. Rodrigo Gomes

“Prisão de ventre”: mais frequente em mulheres

Fatores emocionais, hormonais, baixa ingestão de água, dieta muito restritiva e vergonha de usar banheiro fora de casa são fatores que contribuem para que as mulheres tenham mais constipação intestinal do que os homens.

Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras sofram com a prisão de ventre.

Mas, o que é a constipação intestinal?

A constipação é um dos problemas digestivos mais comuns e ocorre quando há dificuldade em esvaziar o intestino e a evacuação é incompleta ou difícil.

Geralmente, está associada a fezes endurecidas e, embora haja diferenças de pessoa para pessoa, é considerada constipação intestinal menos de três evacuações por semana. 

Confira algumas das razões pelas quais a constipação intestinal é mais significativa nas mulheres do que nos homens:

Gravidez

As grávidas, geralmente, enfrentam constipação grave devido ao aumento nos níveis de progesterona, diminuição da atividade física, suplementação à base de ferro e aumento do tamanho do útero.

O parto vaginal também contribui para o agravamento da prisão de ventre, pois, o esforço durante o parto enfraquece os músculos do assoalho pélvico.

Apesar de ser uma situação comum durante a gestação, não é aconselhável tomar medicamentos laxativos por conta própria, já que isso pode prejudicar sua saúde e a do bebê. 

Menopausa

A idade avançada e a menopausa também estão relacionadas ao aumento de casos de prisão de ventre entre as mulheres.

Quando ocorre a queda do nível de estrogênio, devido ao fim das menstruações, as mulheres, automaticamente, passam a ir menos ao banheiro. 

Menstruação

Ao longo do ciclo menstrual ocorrem flutuações hormonais que, geralmente, causam a constipação intestinal. Durante a fase pré-menstrual, as mulheres são mais propensas a ficarem com o intestino mais lento. 

Alimentação

A alimentação é um fator importantíssimo quando falamos em saúde intestinal. Dietas muito restritivas, baixo consumo de fibras, ingestão inadequada de líquidos são fatores intimamente ligados à evacuação.

Ter uma alimentação equilibrada vai prevenir a prisão de ventre e melhorar a distensão abdominal, gases e sensação de estômago cheio. 

Depressão

Vários estudos apontam que as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver a depressão que os homens.

Os transtornos de humor causam mudanças nos hábitos intestinais, incluindo a dificuldade de ir ao banheiro.

Diminuir os níveis de estresse e ansiedade ajuda a reduzir ou até eliminar esse problema.

Sedentarismo

A falta de atividade física também causa constipação intestinal tanto em homens como em mulheres.

Em geral, os homens já têm o metabolismo mais acelerado em relação às mulheres. Por isso, elas estão mais propensas a ter o intestino preso do que eles.

Tratamento

O tratamento para a constipação intestinal tem como principal objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física são extremamente benéficos.

Mas se mesmo com todas essas mudanças a prisão ainda persistir, o médico pode receitar algum tipo de medicamento que estimule a movimentação intestinal e o acúmulo de água, favorecendo o amolecimento das fezes e o trânsito intestinal. 

E lembrem-se, a prisão de ventre, além de incômoda, pode causar diversos problemas ao seu intestino. Sempre que tiver vontade de evacuar vá ao banheiro, independente de estar ou não em casa.

“Prisão de ventre”: mais frequente em mulheres

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.