Dr. Rodrigo Gomes

Proctite ou Retite: entenda tudo sobre essa inflamação

A proctite, também conhecida como retite, é uma inflamação da mucosa do reto ou do ânus. Essa inflamação pode ser bastante incômoda e gerar dor e desconforto nos pacientes, mas algumas medidas simples, mudança no estilo de vida e uso de medicação podem aliviar os sintomas. Entenda!

Causas da Proctite

A proctite pode ter diversas causas e, em geral, afeta pessoas cujo sistema imunológico esteja debilitado ou enfraquecido. O tipo e a gravidade dos sintomas geralmente dependem da causa da inflamação. Em qualquer situação, a proctite requer tratamento para evitar complicações.

As principais causas são: 

  • infecções sexualmente transmissíveis; 
  • doença inflamatória intestinal, DII´s , como Doença de Crohn ou colite ulcerativa
  • trauma anal, relacionado ao sexo anal intenso; 
  • infecções causadas por bactérias; 
  • uso prolongado de antibióticos; 
  • tratamento de radiação para combate ao câncer etc.
Sinais e Sintomas

A proctite pode ser classificada em aguda ou crônica dependendo da duração e dos sintomas apresentados. Nos casos da proctite aguda, a pessoa apresenta sintomas por um curto período de tempo e motivada por uma causa específica. Nos casos da doença crônica, o paciente costuma apresentar sintomas por um período mais longo.

Os sintomas da proctite podem variar dependo da causa da inflamação, porém, os mais comuns são: dor na região anal, no reto ou no abdomen, tenesmo, que é a vontade de fazer cocô, porém sem conseguir expelir as fezes, sangramento retal, corrimento ou muco anal, diarreia ou fezes muito soltas…

Diagnóstico 

O diagnóstico de proctite é feito através do exame de sigmoidoscopia, que é capaz de mostrar inflamação no reto. Durante o exame, o médico introduz um tubo fino e flexível, que permite visualizar intestino, o cólon e o reto  em busca de inflamações e também colher amostras do tecido para a realização da biópsia. 

Tratamento 

Detectada a proctite o paciente começa o tratamento que vai depender da origem da doença e do grau de afetação dela. O intuito do tratamento é controlar a inflamação e reduzir os sintomas. 

Em boa parte dos casos, o tratamento medicamentoso é suficiente para tratar a inflamação ou as infecções sexualmente transmissíveis. Pode ser recomendada também uma dieta anti-inflamatória, para ajudar a reduzir os sintomas. Os pacientes nessa condição devem evitar o consumo de álcool, café, derivados do leite, alimentos muito condimentados ou apimentados. 

Se a proctite for recorrente e acompanhada de outros problemas como a Doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa, o médico pode recomendar uma cirurgia para retirar a área afetada. Mas, via de regra, a maioria dos pacientes não precisa de um tratamento tão agressivo, observando excelentes resultados só com o uso de medicamentos.

Proctite ou Retite: entenda tudo sobre essa inflamação

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.