Dr. Rodrigo Gomes

Tipos de caroços no ânus

Algumas condições podem fazer com que se formem nódulos ou caroços no ânus. Esses caroços, em geral, são bastante doloridos e a dor piora durante a evacuação.

Causas dos nódulos no ânus

O ânus é super vascularizado, composto por vasos sanguíneos, gânglios linfáticos, membranas mucosas e nervos. Quando acontece um bloqueio, infecção, inflamação ou irritação nessas estruturas pode ocorrer um nódulo duro no ânus.

Dois tipos de caroço no ânus bastante comuns são os plicomas retais e as hemorroidas trombosadas. 

O plicoma retal é o excesso de pele na região anal e pode ser consequência de uma crise inflamatória das hemorroidas ou fissura anal. Mesmo depois do tratamento, esse excesso de pele do plicoma não se retrai novamente, continuando flácida e rugosa, gerando esse pequeno nódulo na região.

Já as hemorroidas trombosadas, também conhecida como trombose hemorroidárias são hemorroidas que se rompem ou ficam comprimidas no ânus, gerando um pequeno coágulo sanguíneo. As hemorroidas trombosadas podem ser internas ou externas e causam dor intensa na região anal. 

As hemorroidas, de uma maneira geral, são causadas por constipação intestinal severa e fezes endurecidas que, durante a evacuação, pressionam os vasos sanguíneos do reto causando o rompimento das veias. Dieta inadequada também está bastante ligada ao aparecimento das hemorroidas. Alimentação rica em carboidratos e a baixa ingestão de fibras e água, deixam as fezes mais endurecidas, contribuindo para o problema.

Como é o tratamento para os caroços anais?

Essas duas condições médicas, apesar de bastante incômodas, são problemas coloproctológicos simples e que tem tratamento. 

O tratamento para a trombose hemorroidária pode ser feito com uso de medicamentos tópicos, que são cremes ou pomadas que o paciente aplica na região afetada, ou orais, como os anti-inflamatórios e analgésicos. Como forma de aliviar os sintomas, podem ser recomendados também banhos de assento, dieta rica em fibras, que vai ajudar na hora da evacuação, ingestão maior de líquidos e comidas pouco condimentadas. 

Caso em que as crises de trombose hemorroidárias são frequentes, pode ser recomendado um procedimento cirúrgico. Hoje em dia existem vários tipos de cirurgia para tratar as hemorroidas e vai depender da gravidade do caso e grau das mesmas. 

Muitas vezes, os plicomas não precisam de tratamento e o próprio corpo absorve os vasinhos com o passar do tempo. Porém, se eles são grandes, incomodam o paciente  e atrapalham a higiene no local, podem ser retirados através de uma cirurgia. 

Prevenindo os caroços anais

Os caroços anais tem como uma das principais causas as hemorróidas, portanto, preveni-las é uma forma de evitar o aparecimento desses nódulos tão incômodos na região. 

Alguns cuidados ajudam na prevenção, como:

  • adotar uma dieta rica em fibras, que ajuda no amolecimento das fezes;
  • beber bastante água;
  • evitar segurar a vontade de ir ao banheiro; 
  • procurar não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário;
  • praticar exercícios físicos;
  • evitar alimentos condimentados, álcool e pimenta; 
  • fazer a limpeza anal preferencialmente com água e sábão. 

A prevenção é um fator predominante para evitar os caroços anais, mas se você já percebeu alguma alteração na região, deixe a vergonha de lado e procure um médico. O tratamento precoce melhora as chances de tratamento e evita complicações e cirurgias desnecessárias.

Tipos de caroços no ânus

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.