Em nosso microbioma intestinal há bactérias, fungos e outros micróbios que desempenham várias funções e que são importantes para a saúde, de uma maneira geral.
Quanto mais mantemos hábitos de vida saudáveis, mais esses microrganismos se tornam diversificados, melhorando a imunidade, ajudando a controlar o peso e ajudando a sintetizar os nutrientes que ingerimos, entre outras ações.
E nunca é tarde para começar a se cuidar! Confira algumas dicas para manter seu intestino saudável!
Consuma alimentos saudáveis
Alimentos ricos em nutrientes e fibras impactam positivamente no funcionamento intestinal, enquanto alimentos com excesso de gordura, condimentos e conservantes comprometem esse funcionamento e a qualidade da microbiota.
Os alimentos fermentados também são grandes aliados do bom funcionamento do intestino. Kefir (bebida parecida como o iogurte, fermentada do leite), kombucha (chá fermentado) e chucrute (conserva de repolho fermentado), são exemplos de alimentos que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Uma dieta equilibrada e saudável é a receita para prevenção de doenças relacionadas ao intestino. Portanto, devemos estar sempre atentos à qualidade dos alimentos ingeridos.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios é importante não somente para manter o corpo em forma, mas para a boa saúde em geral. Os exercícios fortalecem a musculatura, os ossos e o intestino.
Além de contribuir para mantermos um peso saudável, diversas pesquisas apontam que os praticantes de atividade física procuram se alimentar melhor, de forma espontânea.
Um desses estudos comparou a microbiota intestinal de praticantes de atividade física com aqueles que não praticavam nenhum tipo de exercício.
Os pesquisadores comprovaram que quem praticava atividade física tinha um microbioma mais rico do que as pessoas sedentárias.
Portanto, fique atento aos sinais do seu intestino. Uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física e a consultas regulares com coloproctologista é capaz de evitar diversas doenças gastrointestinais, entre elas o câncer.