Dr. Rodrigo Gomes

Você sabia? 95% do hormônio do bem-estar é produzido no intestino

O eixo intestino cérebro

Em constante comunicação com o cérebro, o intestino tem papel fundamental no controle da imunidade do organismo e interfere muito nas nossas emoções. O órgão possui sistema nervoso próprio com mais de 500 milhões de neurônios e produz por volta de 95% da serotonina (o neurotransmissor do bem-estar) do nosso organismo. Além disso, estudos indicam que o sistema digestivo é responsável por mais de 70% das células imunes do corpo humano.

 

Vejam esse exemplo simples: Os frios sentidos na barriga durante um período de forte ansiedade ou a fome prolongada que provoca dores de cabeça demonstram a conexão entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso intestinal. Essa comunicação acontece através do nervo vago, que passa pelo tórax e liga o sistema gastrointestinal à cabeça. Esse é, literalmente, um caminho de mão dupla: O intestino envia mensagens para o cérebro, e vice-versa.

 

A flora intestinal fortalece essa conexão, pois, sozinha, ela carrega cerca de 100 trilhões de bactérias, dez vezes mais que o número de células do corpo. O órgão também abriga fungos, protozoários e vírus.

 

O desequilíbrio da microbiota, a população de bactérias, portanto, já é reconhecido como responsável, de acordo com diversos estudos, por favorecer quadros de depressão, estresse, ansiedade, doenças autoimunes, males neurológicos e distúrbios de atenção.

 

Viver uma rotina de hábitos saudáveis com exercícios e alimentação balanceada garante o equilíbrio da microbiota intestinal e, por consequência, favorece a saúde do cérebro e do corpo todo!

 

Você sabia? 95% do hormônio do bem-estar é produzido no intestino

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.