As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) podem atingir várias partes do corpo, como vagina, pênis, boca e também o reto ou ânus.
Grande parte dessas infecções são causadas pelo sexo anal desprotegido, mas também pode ter como agente infeccioso a boca, dedos, língua ou brinquedos sexuais contaminados.
Por isso, a conscientização é tão importante para prevenir esses tipos de infecções.
Conheça agora as principais IST´s e como preveni-las!
HIV
O vírus da imunodeficiência, causador da Aids, é o tipo mais conhecido de infecção sexualmente transmissível no Brasil e também a forma mais grave do problema.
A Aids se caracteriza pelo enfraquecimento das células de defesa, deixando o organismo debilitado e suscetível a todo tipo de doença oportunista.
Pesquisas apontam que o risco de transmissão por essa via é 100 vezes maior para o parceiro receptivo, ou seja, aquele que recebe a penetração, se comparado ao parceiro insertivo (ativo) ou ao sexo vaginal.
Herpes
A herpes é causada por uma infecção viral e assim como outras IST’s podem atingir o ânus. As feridas causadas pela herpes podem apresentar dor, ardência ou incômodos na região.
O tratamento pode ser feito por antivirais orais ou tópicos, de acordo com indicação médica.
Condiloma Anal ou Verruga Anal (HPV)
Existem vários tipos de Vírus do Papiloma Humano, HPV. Esse é um vírus tão comum que quase todos os homens e mulheres poderão ser infectados por um ou mais tipos ao longo da vida.
Um desses vírus é o causador do condiloma acuminado, que forma verrugas ao redor ou dentro do ânus. Essas verrugas começam como pequenas manchas marrons e vão crescendo e ganhando forma.
Em geral, os pacientes só procuram o médico ao detectar essas verrugas.
Sífilis
A sífilis é outra IST ‘s que pode atingir a boca e os órgãos genitais, além do ânus. A sífilis é causada por uma bactéria denominada treponema pallidum e atinge principalmente pessoas mais jovens.
As manifestações da doença costumam variar de pessoa para pessoa e também do estágio em que se apresentam. Se não tratada, a sífilis pode evoluir para patologias mais graves.
O tratamento pode ser feito a base de antibióticos orais, mas o ideal é sempre usar camisinha em todas as relações sexuais para prevenir a infecção por sífilis.
Principais Sintomas
A grande maioria das infecções sexualmente transmissíveis são provocadas por vírus ou bactérias. Os principais sintomas apresentados pelos pacientes são:
- Coceira na região anal;
- Feridas, que podem ou não apresentar dor ou sangramento;
- Corrimento ou secreção oriunda do ânus;
- Verrugas não somente no reto mas em toda a região anorretal;
- Dor ou sangramento no local da lesão.
Tratamento e Prevenção
O tratamento vai depender do tipo de infecção e também do estágio ou evolução da doença. Pode ser por via oral de antibióticos, no caso das infecções causadas por bactérias, antivirais, nas causadas por vírus, ou anti-retrovirais, em caso de contaminação pelo HIV.
Medicamentos tópicos também podem ser indicados para passar no local das lesões e até mesmo podem ser recomendadas a cauterização no caso das verrugas.
A prevenção se dá por meio do sexo protegido, ou seja, o uso de preservativo masculino ou femino em todas as relações sexuais.
A vacinação também protege contra alguns tipos de infecção, como as causadas por HPV e Herpes. Tanto a camisinha quanto a vacinação contra o HPV são distribuídos gratuitamente nos centros de saúde de todo o Brasil.
E lembre-se, ao apresentar qualquer um desses sintomas na região anal, procure um coloproctologista, médico especialista em tratar infecções sexualmente transmissíveis que atingem o ânus.