A dor anal pode acontecer tanto ao redor do ânus, quanto em sua porção interna ou no reto. A dor pode ser leve e passageira e vir depois da evacuação ou ser intensa e duradoura, comprometendo a qualidade de vida do paciente.
As causas podem ser diversas e por isso, caso você comece a sentir incômodo ou dor no ânus deve procurar seu coloproctologista para diagnosticar a origem do problema e indicar o tratamento adequado.
As principais causas da dor anal podem ser: dificuldade de evacuação, hemorroidas, fissuras, físstulas, infecções sexualmente transmissíveis ou câncer anal.
Leia o texto até o fim para saber mais sobre como cada um desses problemas e como eles se manifestam.
1. Dificuldade de Evacuação
A constipação intestinal pode deixar as fezes mais ressecadas, endurecidas ou mesmo grossas, causando dificuldade na hora da evacuação.
O esforço constante e excessivo pode gerar lesões no ânus e fazer com que o paciente sinta dor durante e logo após evacuar.
Em geral, essa dor passa depois de algum tempo, voltando somente na próxima evacuação.
2. Hemorroidas
As hemorroidas podem causar dor ao redor do ânus e, dependendo do grau, podem causar dor ao andar, sentar ou evacuar.
Em alguns casos pode ser observado sangue nas fezes ou no papel higiênico.
Entre as principais causas das hemorroidas estão a prisão de ventre severa ou a gravidez.
3. Fissuras Anais
As fissuras anais são pequenos rasgos ou feridas no canal anal. São bastante comuns e às vezes confundidas com as hemorroidas.
Além da dor ao evacuar, pacientes com fissura anal podem apresentar também sangue nas fezes, ardência ao urinar ou evacuar e coceira no ânus.
Como forma de aliviar os sintomas, pode ser recomendado algum tipo de medicamento laxativo até que a ferida cicatrize. Em casos mais graves, o médico pode receitar pomadas anestésicas, banhos de assento e medicação oral.
4. Fístulas Anais
As fístulas, em geral, são a evolução de abcessos anais. O abscesso se forma devido a uma inflamação de alguma glândula, gerando pus em seu interior.
Os abscessos se assemelham a uma espinha ou a um furúnculo e quando drenados criam um trajeto entre as nádegas, gerando dor e desconforto no ânus.
As fístulas também podem ser causadas pela Doença de Crohn, tumores no ânus e traumas na região.
5. Infecções Sexualmente Transmissíveis
As infecções sexualmente transmissíveis, IST’s, nem sempre causam dor somente na hora da evacuação.
É comum pacientes com IST’s, apresentarem sangramentos ou corrimentos anais, coceira e dor de moderada a intensa.
Os principais tipos de infecções sexualmente transmissíveis que podem causar esses sintomas são a gonorreia, herpes, sífilis, clamídia e HPV.
6. Câncer Anal
Apesar da maioria dos casos de dor anal não serem causados por tumores, eles podem causar dor na região, sangramento, alterações nos hábitos intestinais e nódulos no reto ou no ânus.
No início, o câncer anal pode ser confundido com outras doenças proctologicas, como fístulas ou fissuras anais, mas o problema tende somente a piorar com o tempo e não regredir como nos outros casos.
Um dos principais fatores de risco para o câncer anal é a infecção por HPV.
Quando procurar um médico
Gosto sempre de lembrar que sentir dor não é normal. A dor é um sinal que algo não vai bem no nosso corpo.
Portanto, se você percebe que a dor não passa depois de três a quatro dias e vem acompanhada de sintomas como febre, sangramento, corrimento, nódulo no ânus procure um coloproctologista.
Afinal, quanto antes tratada a causa da dor, mais cedo ela desaparece!