Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) realizada em 2017, 24% da população do nosso país não realiza nenhum tipo de exame preventivo.
Outro estudo, do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, demonstrou que 45% dos mais de 1.200 pacientes cujos médicos indicaram o teste de sangue oculto nas fezes não encaminharam o material para análise, em laboratório.
E dos 55% que levaram a amostra, 5% tiveram resultado positivo de sangue oculto nas fezes, o que pode ser um indicador de câncer colorretal.
O exame de sangue oculto nas fezes, um teste laboratorial simples e não invasivo é muito importante, portanto.
Para esse exame, o paciente deve fazer a coleta das fezes frescas, em casa ou no hospital, e levar a amostra para ser analisada em laboratório. O que o exame busca revelar é a presença de sangue invisível a olho nu no material coletado. Resultados positivos de sangue oculto costumam indicar presença de úlcera ou de pólipos no intestino
Existem alguns tipos de teste de sangue oculto nas fezes. Os mais comuns, utilizam o reativo de guaiaco ou o teste imunoquímico, que envolve um anticorpo direcionado para a proteína do sangue.
No primeiro, a amostra é colocada sobre um papel de filtro impregnado com guaiaco, uma segunda substância química é acrescentada e a amostra muda de cor se houver sangue presente.
Por isso, nesse caso, o médico pode indicar uma dieta especial de até três dias antes da realização do exame, para que determinados alimentos como carne e beterraba não reajam com esses componentes e atrapalhem o resultado.
Já no teste imunoquímico não é necessário restringir a alimentação, já que anticorpos reconhecem apenas a hemoglobina humana.
Esse teste tem preço acessível e é indicado para todas as pessoas com idade acima de 50 anos, dependendo do histórico familiar.
Quando o laboratório confirma a presença de sangue a fazer a colonoscopia é o próximo passo. Nesse procedimento, caso um pólipo seja encontrado, ele é removido e encaminhado para biópsia. Ou seja, o exame é fundamental para o diagnóstico precoce da neoplasia e não dói nada.