Dr. Rodrigo Gomes

Confira 7 hábitos ruins que prejudicam a saúde intestinal

Muito mais que o responsável pela digestão, o intestino também tem a função de garantir que vários nutrientes sejam absorvidos pelo corpo e de produzir energia e hormônios essenciais para a nossa saúde. 

É também no intestino que se encontra a maior parte das bactérias boas do nosso corpo, que são responsáveis, entre outras coisas, pela imunidade. Porém, o dia a dia muitas vezes corrido, com a ingestão de fast food, sedentarismo, baixo consumo de fibras e água, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, podemos estar causando danos ao nosso intestino sem nem perceber. 

Confira agora 7 hábitos prejudiciais à saúde intestinal!

1.Falta de atividade física

A falta de atividade física é extremamente prejudicial à saúde intestinal. Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde, incluindo o controle do peso corporal, diminuição do estresse, menos risco de doenças crônicas, melhora da motilidade intestinal e aumento das bactérias do bem. 

Diversos estudos mostram que atletas têm mais bactérias boas do que o resto da população, mas você não precisa ser um atleta para se beneficiar dessa prática. Os pesquisadores já comprovaram também que pessoas que fazem qualquer atividade física tem uma microbiota mais variada e menos chances de desenvolver a obesidade. 

2.Ingestão exagerada de fast food e açúcar

A ingestão frequente de fast-food e açúcar é bastante prejudicial à saúde intestinal, porque esses alimentos são ricos em sódio, gorduras e aditivos químicos que causam inflamação em todo trato gastrointestinal. 

Além disso, eles são bastante calóricos e de baixo valor nutricional, levando a alterações na microbiota intestinal, acelerando o aparecimento de bactérias nocivas ao organismo e diminuindo o número de bactérias do bem. Esses alimentos também são de mais difícil digestão e costumam causar gases, distensão e desconforto abdominal.

3.Consumo excessivo de álcool 

O consumo exagerado de álcool ou mesmo o consumo frequente não só desidrata o organismo, como também pode causar disbiose, atraso na digestão, aumento na produção de gases e dor estomacal. 

Restringir o consumo de álcool ajuda a prevenir não somente doenças intestinais, como também outras causadas pelo álcool.

4.Tabagismo

É comprovado que o cigarro possui mais de quatro mil substâncias químicas, muitas delas associadas ao câncer. Fumar não prejudica somente os pulmões. O tabagismo também  está ligado às doenças inflamatórias intestinais, as crises da doença de Crohn e a diminuição da microbiota intestinal.

5.Baixa ingestão de água

A água é responsável por amolecer o bolo fecal, facilitando a evacuação. Pessoas que bebem pouca água, em geral, sofrem com a constipação intestinal. O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. 

Beber pouca água também dificulta a digestão, a motilidade intestinal, a absorção de nutrientes, além de causar aquela sensação de estufamento.

6.Pouco consumo de fibras e prebióticos

Uma alimentação rica e variada em alimentos integrais e prebióticos contribui para um intestino saudável e uma diversificação das bactérias do bem. 

As fibras ajudam na digestão, aumento da saciedade, estabilização do açúcar no sangue, diminuição dos riscos de diverticulite, câncer de cólon etc. Já os prebióticos são alimentos que passam pelo nosso organismo sem ser digeridos e alimentam as bactérias boas do intestino, melhorando a saúde intestinal como um todo

7.Estresse 

O estresse é outro fator que interfere diretamente na saúde do intestino. O estresse descontrolado pode alterar o equilíbrio das bactérias em seu intestino e afetar o sistema imunológico.

O estresse também causa falta de sono e diversos estudos já demonstraram que dormir mal pode alterar o microbioma intestinal, reduzindo as bactérias benéficas ao nosso organismo. 

Como você pode perceber, muitos maus hábitos que mantemos podem prejudicar o nosso intestino, portanto, se você se identificou com um ou mais deles comece uma mudança no estilo de vida. Seu intestino agradece!

Confira 7 hábitos ruins que prejudicam a saúde intestinal

Agende sua Consulta Presencial ou Online

Não espere. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua jornada de cura e recuperação. Nossa equipe está aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.